Todos os direitos reservados a superando o medo de dirigir. Tecnologia do Blogger.

Medo de dirigir

Medo de dirigir

Imagem retirada do site: www.webmotors.com.br

O medo de dirigir é um sentimento que atinge muitas pessoas, algumas pessoas  admitem esta dificuldade enquanto outras tentam se convencer de que "não precisam dirigir", pois o companheiro (a) leva a todos os lugares, ou ainda justificam que moram próximos ao metrô, que caminhar é mais saudável, que o trânsito é muito estressante, enfim, desculpas não faltam para minimizar a importância de dirigir, e mais do que isto, a desculpa nestes casos tem a função de não enfrentamento de seus medos.
Como ja foi escrito em nossos artigos, o medo tem a função de autopreservação. É um sinal de que algo está sendo avaliado como ameaçador, e o indivíduo precisa preparar-se para enfrentar ou fugir (reação de luta ou fuga), este sentimento dispara uma reação de alerta, ocorrendo a ansiedade.
A ansiedade faz com que o indivíduo sinta uma série de sintomas físicos, diante daquilo que julga ameaçador, como por exemplo, mãos frias, tremores, dores abdominais, taquicardia, etc., diante deste estado de apreensão que dirigir provoca em algumas pessoas, elas acabam desistindo de fazê-lo, desta forma, alimentam ainda mais a sua baixa auto-estima, se deixam convencer pelos pensamentos sabotadores, passando a se sentirem cada vez mais incapazes.
Os pensamentos sabotadores ("eu nunca vou conseguir dirigir, isto não é para mim", entre outros) são responsáveis pelo sentimento de incapacidade diante do ato de dirigir, pela ausência de enfrentamento, ocorrendo um círculo vicioso, quanto mais a pessoa se esquiva de dirigir, mais torna-se insegura, incerta de suas habilidades, mais pensamentos, mais evitação... É preciso parar isto!
O primeiro passo para superar esta dificuldade é assumir esta limitação, não envergonhar-se pois a maioria de nós tem algum tipo de limitação; o que ocorre é que algumas pessoas buscam ajuda e enfrentam seus "fantasmas", enquanto outras escondem-se atrás de desculpas por não terem coragem de romper com algumas barreiras.
Você é capaz, lembre-se de quantos processos complicados de aprendizagem você passou ao longo da sua vida, como aprender a andar, a falar, a escrever, a exercer sua função profissional, etc, se você parar e pensar, verá que diante de muitos destes processos ja superados, lá atrás quando você estava iniciando, também houveram inseguranças e temores, mas você os enfrentou e superou, porque seria diferente com a direção?
Pare de perder tempo, você não tem que ter uma vida limitada, buscar ajuda especializada, enfrentar seus medos, além de proporcionar maior autonomia e praticidade à sua vida, irá melhorar sua auto-estima e você verá que é capaz de enfrentar tudo em sua vida.

Não desista antes de tentar, você é capaz! Procure ajuda terapêutica!

Dirigir... Você pode!

Conduzir um carro é uma experiência inexplicável de liberdade, prazer e autonomia. Ter um carro e dirigir, há muito tempo deixou de ser luxo, para ser tornar necessidade. Diante da mulher moderna que, além de trabalhar fora, precisa se organizar para tomar conta da casa e dos filhos, dirigir torna-se um facilitador de todos os compromissos diários.
Entretanto, torna-se um problema quando existe a presença de um medo tão incapacitante, que a impede de assumir o controle total de sua vida.
Se você ja tentou resolver o problema sozinha ou com familiares, ja fez aulas práticas mas ainda não conseguiu superar seu medo por completo, talvez seja o momento de olhar um pouco mais para dentro de si e identificar de fato o que a impede de superar tais dificuldades.
A primeira coisa a ser considerada por você é a importância de começar já! A vida não é feita só de planejamentos, é preciso que haja execução! Não existem momentos certos, este pensamento é apenas uma armadilha para continuar a prorrogar a sua decisão.

Por Eliana Alves Lima - Psicóloga

Read more...

Participantes do site


Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja preparado para mudar novamente. Não aceite a verdade eterna. Experimente! (Skinner, 1969).


Our Blogger Templates Web Design

Temporariamente alguns links podem estar indisponíveis.

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP